Docentes e não docentes
O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação. Esses conhecimentos são adquiridos na escola, e ela, juntamente com os pais, deve despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade para entender o mundo que os cerca, e de ensiná-los os conceitos empregados pela sociedade.
Participar ativamente na educação dos alunos, realizado a par com a família, é um processo exigente e que requer energia, criatividade, resiliência, paciência entre outras necessidades.
Os desafios que vão sendo apresentados aos docentes, aos assistentes operacionais, aos técnicos especializados e aos restantes colaboradores da comunidade educativa são de enorme responsabilidade e em certas alturas do ano letivo, leva o adulto, ao seu limite, no que respeita a questões psicológicas. Por este motivo, iremos partilhar algumas estratégias e sugestões que consideramos que poderão vir a ser úteis.
Partilha de Documentos:
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."
Jean Piaget
Contactos úteis: