Parentalidade
“A Educação é a Arma Mais Poderosa que podemos usar para mudar o Mundo”
Nelson Mandela
Nas últimas décadas, as famílias têm sofrido grandes mudanças na sua estrutura e funcionamento. Regras que tinham sido consideradas imutáveis durante gerações já não se aplicam. Novas formas de relacionamento vão sendo encontrados, por vezes com grande sofrimento das partes envolvidas.
O bom relacionamento entre pais e filhos passa por uma comunicação fluida, rica de conteúdo, entendida por ambas as partes.
A primeira regra que deve presidir à relação é o respeito pelo outro na sua integralidade e diferença e o primeiro erro a evitar é procurar no outro a imagem estática que nós previamente construímos.
Cada criança é um Ser único e cheio de potencialidades e nas mesmas condições florescem de modo e a tempos diferentes e a verdade é que alguns podem não florir do modo que esperam deles, tal como as flores.
É preciso criar espaços enriquecidos e geradores de saúde para que as crianças se desenvolvam e cresçam de forma adequada e equilibrada e assim gerar igualmente, adultos geradores e potenciadores de um mundo melhor.
Tomar consciência da maneira como comunica e se relaciona é o primeiro passo para poder decidir qual a melhor forma de conseguir atingir aquilo a que se propõe na relação com a família e outras pessoas à sua volta.
Partilha de Documentos:
Como me Sinto? - Sobre crianças e adolescentes, para pais, cuidadores e professores -Ordem dos Psicólogos Portugueses
Stress Parental - Ordem dos Psicólogos Portugueses
Contactos úteis: