Quem somos?
O Agrupamento de Escolas de Caneças tem um Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), que está disponível para toda a comunidade educativa, nomeadamente Alunos, Encarregados de Educação/Família, Docentes e Não Docentes.
O SPO é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica e dever de confidencialidade, que assegura as condições que conduzem à inclusão dos alunos, promovendo o seu bem-estar, o desenvolvimento global e da identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida ao longo do processo educativo. Contribui ainda para mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas e dos processos de ensino-aprendizagem.
Destacamos as áreas, nas quais centramos a nossa intervenção:
-
Apoio Psicológico e Apoio Psicopedagógico
-
Orientação Vocacional e Desenvolvimento de Carreira
-
Participação na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
-
Consultoria aos elementos da comunidade escolar
-
Colaboração e articulação com as famílias dos alunos
-
Construção e dinamização de projetos e/ou atividades a serem implementados na comunidade escolar
-
Articulação com os diferentes agentes educativos e seus projectos
“A felicidade no trabalho consiste no resultado de se aprender a trabalhar em equipa”
Roberto Shinyashiki
Notícias:
MathMot – Co-construindo a Motivação para a Matemática no 1º e no 2ºciclo do Ensino Básico
O Projeto MathMot baseia-se no pressuposto de que um dos principais objetivos do ensino da matemática deve ser a motivação a longo-prazo, das crianças para a aprendizagem desta disciplina, o que as ajuda a esforçarem-se para atingirem um bom desempenho a matemática....
14 de Outubro, 2022
10 de Outubro é o dia em que se comemora, Mundialmente, a Saúde Mental. É fundamental que cuidar da mente, a par do cuidar do corpo, se torne uma prática comum para cada um de nós. É importante estarmos bem para que tudo à nossa volta corra melhor, como por exemplo, a forma como nos relacionamos com as pessoas, o nosso envolvimento e empenho no trabalho e a nossa disposição para estar na vida. Torna-se vital que se minimize, cada vez mais, o preconceito face às pessoas que sofrem de problemas de Saúde Mental. Todos nós podemos ajudar não estigmatizando, apoiando, reabilitando e integrando.
10 de Outubro 2022